Começa nesta terça-feira (09), em Capivari, interior de São Paulo, a seletiva final do tênis de mesa para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Até o dia 11, serão escolhidos os cinco atletas – três no feminino e dois no masculino – que defenderão o Brasil no Pan.
Estão convocados 15 atletas para a seletiva: Hugo Hoyama, Bruno Anjos, Cazuo Matsumoto, Reinaldo Yamamoto, Tiago Lopez, Gustavo Tsuboi, Ricardo Kojima, Ligia Silva, Mariany Nonaka, Karin Sako, Claudia Ikeizumi, Gabriela Kock, Maira Ranzeiro, Karin Fukushima e Carina Murashige. Em cada um dos três dias de competição haverá um campeão e uma vaga definida para o Pan.
"A chance de me tornar o atleta brasileiro com o maior numero de medalhas de ouro em pan-americanos me motiva e espero conquistar esta marca", disse Hugo Hoyama. Ele tem 12 medalhas em pan-americanos – oito de ouro, uma de prata e três de bronze.
Além de atletas experientes como Hoyama, a seletiva tem alguns membros da nova geração do tênis de mesa nacional. Entre eles estão Cazuo Matsumoto, campeão da etapa do Rússia do Circuito Mundial Sub-21, e Karin Fukushima, de apenas 15 anos.
A principal ausência na seletiva é Thiago Monteiro. Brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, Thiago está com tendinite no joelho esquerdo e não disputará o evento. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa confirmou o nome de Thiago no Pan, pois a entidade pode, no caso de lesão, fazer uma indicação técnica.