Começa dia 25 a campanha para a vacinação do idoso

A Secretaria da Saúde lança, Começa na próxima segunda-feira (25) a Campanha para Vacinação do Idoso no Paraná, promovido no Paraná pela Secretaria estadual da Saúde. Este é o sétimo ano em que a vacina contra a gripe para os idosos é aplicada no Estado e a cada ano a adesão à campanha aumenta. ?Queremos que o idoso incorpore a vacina como uma rotina?, explica o secretário da Saúde, Cláudio Xavier. Segundo ele, o objetivo maior é a qualidade de vida do idoso. A campanha acontecerá em todo o país, de 25 de abril a seis de maio.

A Secretaria já está preparada para a campanha, na qual serão aplicadas vacinas contra a gripe e contra tétano e difteria em todas as pessoas acima de 60 anos. 2.100 postos de saúde funcionarão em todo o Estado para aplicar as vacinas. Em torno de 9.700 pessoas estarão envolvidas na campanha durante o período.

A exigência do Ministério da Saúde é que sejam vacinados no mínimo 70% dos 854.840 idosos do Estado, ou seja, 598.388 pessoas devem receber uma dose da vacina. ?Mas esperamos chegar perto de 100%?, destaca Mirian Marques Woiski, chefe do Departamento de Doenças Imunoprevisíveis. Ela lembra que a vacina diminui muito o risco de contrair a gripe. Em pessoas saudáveis a eficácia da vacina chega a 90%. Os resfriados, que são causados por outros vírus, não são prevenidos por essa vacina.

Quanto às reações, a vacina contra a gripe é muito segura. Algumas pessoas, depois de tomar a vacina, poderão apresentar alguns desconfortos, como dor leve e pequena vermelhidão no local da aplicação. Em raras situações pode ocorrer febre baixa, mal-estar e dor no corpo. Esses sinais e sintomas desaparecem entre 24 e 48 horas.

Os idosos são um dos principais grupos que devem tomar a vacina contra a gripe (vírus influenza) porque estão mais sujeitos a complicações, como pneumonia. Estudos comprovam que os benefícios da vacina contribuem para reduzir complicações, hospitalizações e mortes em mais de 50% dos casos. A vacina deve ser aplicada cada ano, pois todos os anos o vírus causador da gripe é diferente.

A vacina deve ser tomada por todos os homens e mulheres a partir dos 60 anos, mesmo pelos que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, pelos que têm insuficiência real e hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado associado à baixa imunidade. É importante levar a carteira de vacinação para atualizar a situação vacinal.

? Quanto às contra-indicações:
Quem tem alergia à proteína do ovo e ao timerosal, portadores de doenças neurológicas em atividade e indivíduos que tiveram síndrome de Guillain Barré não devem receber a vacina. Em caso de dúvida, convém procurar orientação de um médico. A vacina, por não conter microorganismos, não está contra-indicada aos portadores de imunodeficiências ou neoplasias malignas.

? Por que vacinar a população de 60 anos e mais:
Porque estudos têm comprovado que as pessoas idosas são mais vulneráveis às doenças pulmonares agudas, em conseqüência da gripe e de outras causas.

? Gripe e resfriado são a mesma coisa?
Não. A gripe é uma doença grave, muito contagiosa, causada pelo vírus Influenza, que se transmite de pessoa a pessoa através das vias respiratórias. Geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar geral. Os indivíduos fragilizados, principalmente os idosos, correm sério risco de serem hospitalizados e até morrerem devido à gripe e a suas complicações.

? Mesmo tomando vacina a pessoa pode ter gripe?
Sim. Algumas pessoas podem contrair gripe mesmo sendo vacinadas, porque já estavam contaminadas anteriormente, e a vacina precisa de um tempo, em média duas semanas, para ter uma resposta satisfatória e impedir que o indivíduo tenha gripe. Porém, quando isso acontece, os sintomas são mais fracos, parecidos com os de um resfriado.

? A vacina pode provocar gripe?
Não. A vacina nunca poderá provocar gripe porque em sua composição tem apenas pedaços de vírus mortos. Portanto, não existe risco de contrair gripe por meio da vacina.

? A vacina tem efeito imediato?
Não. Toda vacina precisa de um tempo para que haja a proteção adequada. No caso da vacina contra a gripe são necessárias duas semanas para que tenha a resposta esperada. Alguns idosos que ficam gripados dias depois de terem sido vacinados podem estar com a doença em período de incubação, isto é, já estavam contaminados pelo vírus da gripe e não houve tempo suficiente para que a vacina tivesse o efeito satisfatório.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo