Começou nesta segunda-feira (23) o atendimento para fazer e renovar o passe escolar nas nove administrações regionais e Ruas da Cidadania de Curitiba. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
O passe escolar dá direito a 50% de desconto na compra de créditos de transporte. É um benefício garantido por lei para estudantes carentes que atendam os requisitos de concessão. A redução no valor da tarifa para os alunos de baixa renda é mantida graças ao subsídio dos passageiros que pagam a passagem integral.
A descentralização do atendimento do passe escolar – que até agora era feito apenas no posto da Estação Rodoviária – leva o serviço até mais perto da casa do estudante e acaba com as filas, comuns no início do ano letivo. O estudante que tem direito ao passe não precisa esperar o começo das aulas para fazer ou renovar seu Cartão Transporte. Tão logo a escola libere o documento de matrícula, basta reunir os comprovantes de renda e residência exigidos e procurar um dos dez pontos de atendimento.
Os requisitos legais para que estudantes de baixa renda sejam beneficiados com o passe escolar podem ser informados pela central telefônica 156, e também estão disponíveis na página da Prefeitura de Curitiba na internet (www.curitiba.pr.gov.br).
A meia-tarifa é concedida a alunos que morem e estudem em Curitiba, com renda familiar máxima entre R$ 780,00 a R$ 1.300,00 conforme o número de irmãos. No ano passado, foram 22 mil estudantes beneficiados. Cada aluno tem direito a adquirir 50 passes por mês ou 100 para dois meses, para usar nos deslocamentos de ida e volta da escola.
Alunos de qualquer série da rede municipal, estadual, federal e mesmo particular podem ser beneficiados com a meia-tarifa, desde que comprovem a condição de baixa renda. O aluno também precisa morar e estudar em Curitiba, com uma distância mínima de 10 quadras ou 1 quilômetro entre a casa e a escola.