A Prefeitura de Curitiba deu início às obras de revitalização do viaduto da Marechal Floriano nesta segunda-feira (28). A recuperação da estrutura, que passa sobre a BR-476, no bairro Hauer, deve durar 90 dias. É a primeira reforma geral no viaduto nos últimos 30 anos. O viaduto foi construído na década de 60.

continua após a publicidade

A Prefeitura investirá R$ 502 mil na recuperação da estrutura de concreto armado do viaduto. Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas, a reforma será feita em etapas, para não prejudicar o trânsito. Como o viaduto tem quatro vias, o Departamento de Pavimentação irá fechar uma por vez, deixando as demais abertas cada vez que houver troca das juntas de dilatação.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni, a revitalização faz parte do programa da gestão Beto Richa de recuperar equipamentos públicos, como ocorre na Ópera de Arame e no Salão de Atos do Parque Barigüi. "Com a reforma, o viaduto da Marechal Floriano ganhará uma sobrevida de mais 30 anos", diz Tookuni.

O diretor de Pavimentação, Lívio Pertterle Neto, destaca que, apesar da manutenção periódica, será a primeira vez que a estrutura de concreto armado da travessia passará por uma reforma geral. A obra prevê a troca de juntas de dilatação, cobertura e recuperação da ferragem aparente. Onde for preciso, será feita a troca do concreto deteriorado, que receberá camada de concreto de alta resistência (grout).

continua após a publicidade