Para dar continuidade às ações e projetos da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), agora vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), o secretário Forte Netto promoveu nesta sexta-feira (7) a primeira reunião de trabalho com a equipe técnica da instituição. De acordo com decreto do governador Roberto Requião, a Comec passa a ser vinculada à Sedu depois da extinção da Secretaria Especial de Assuntos da Região Metropolitana de Curitiba.
O diretor-presidente da autarquia, Alcidino Bittencourt Pereira, e os técnicos de cada setor fizeram apresentações sobre as linhas de trabalho e sobre as ações e os projetos prioritários, como a resolução do Contorno Ferroviário, do Plano Diretor do Transporte Metropolitano, e da licitação das linhas metropolitanas de ônibus.
O secretário também avaliou o projeto que controla os resíduos sólidos (orgânicos e recicláveis) da RMC, a implantação do Parque Metropolitano do Iguaçu, o projeto que delimita as divisas intermunicipais, a melhor compensação do ICMS Ecológico entre os municípios, o acompanhamento dos Planos Diretores Municipais, o Sistema de Monitoramento e Fiscalização dos Mananciais, bem como o Zoneamento Ecológico e Econômico da região metropolitana.
Forte Netto anunciou que semanalmente estará na Comec e pediu o empenho de todos no desenvolvimento dos trabalhos. ?Gostaria de pedir que todos se esforcem para que possamos desenvolver estas ações e solicito ainda a agilidade na resolução dos problemas?, disse. O secretário pediu ainda que a equipe desenvolva um cronograma das atividades realizadas pela autarquia. ?Este painel servirá para que se possa acompanhar, a cada semana, a situação das ações?, completou.