A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) recepcionou nesta sexta-feira (06) uma delegação da África do Sul, do Distrito de Ugu, formada por quatros membros ? o prefeito Sithembiso Cele, o gerente/vice, Khayelihle Mpungose, e dois consultores de desenvolvimento da MCA Africa, Cecil Madell e Mathew Cullinan.
O objetivo da visita ao diretor-presidente da autarquia, Alcidino Bittencourt Pereira, foi de conhecer a Cidade Metropolitana de Curitiba para observar as suas dificuldades, as potencialidades e as estratégias governamentais para servir de modelo e possível implementação na cidade. ?Queremos aprender com esta vasta experiência de Curitiba e entorno para organizar a nossa região?, disse o prefeito Sithembiso Cele.
O presidente mostrou os trabalhos da Comec que visam o desenvolvimento ordenado da região. ?Curitiba atraiu muito migrantes que se instalaram ao seu redor criando diversos problemas, como falta de infra-estrutura básica, ocupações irregulares, saneamento, energia, água, entre outros?, disse. ?Esta é a preocupação central do atual governo, o de priorizar os investimentos nas áreas menos privilegiadas?, explicou.
Para tanto, o governo estadual desenvolve algumas políticas sociais, como a distribuição de leite para as crianças, fornecendo alimento e fomentando a cadeia produtiva do leite que atualmente conta com 13 mil produtores, a criação de hospitais regionais, o financiamento para as prefeituras, energia elétrica e água tratada a preços populares, um salário mínimo regional, maior que o do resto do País, entre outros.
?Já a Comec cria políticas públicas de interesse comum para a RMC, como é o caso do Programa Integrado de Transporte ? o PIT, com obras viárias de ligação inter-cidades e terminais que promoverão a organização do trânsito, o conforto e a agilidade para o usuário, como também está intimamente ligada as permissões de loteamentos para um melhor uso e ocupação do solo?, informou Bittencourt.
De acordo com o prefeito de Ugu, cada municipalidade na África do Sul está obrigada legalmente a preparar seu Plano de Desenvolvimento Integrado e revisá-lo anualmente. ?Queremos mobilizar o empreendedor privado para explorar as potencialidades existentes e as nossas diretrizes enfatizam o desenvolvimento sustentável?, comentou Cele.
A delegação já conheceu o Ippauc, a Curitiba S.A, os projetos Bom Emprego e as Incubadoras, o projeto Câmbio Verde da Secretaria de Meio Ambiente (troca de material reciclável por alimento), a Comec e, por fim, a Secretaria de Agricultura.
Ugu é um distrito localizado ao Sul do continente africano, que congrega seis municipalidades, com pouco mais de 700 mil habitantes em uma área de 5.866 quilômetros quadrados. Tem no turismo a maior força da economia. Oitenta e quatro por cento da população vive na área rural, dividida entre 41 tribos, sendo a etnia zulu a principal delas.