Os investigadores tentam determinar se o vazamento de combustível nas águas do nordeste da Indonésia é proveniente de um avião a jato que caiu com 102 pessoas a bordo duas semanas atrás, afirmou hoje um alto funcionário das equipes de busca e salvamento. O vazamento foi detectado ontem durante uma busca aérea ao longo da costa ocidental da Ilha Sulawesi, afirmou Eddy Suyanto, acrescentando que foi enviado um navio para a área a fim de verificar se o combustível é do Boeing 737 que afundou.
No entanto, fortes correntes mudaram a localização do combustível, e as equipes de busca não puderam encontrá-lo até a noite de hoje no horário local. "Até agora não tivemos sorte", disse Suyanto, acrescentando que as equipes de busca esperavam que a descoberta do combustível do jato ajudaria a localizar o ponto onde aconteceu a queda.
O avião da companhia Adam Air caiu no dia de ano-novo depois de enfrentar ventos de 128 quilômetros por hora e uma tempestade que obrigaram o piloto a mudar de rota duas vezes, embora ele não tenha enviado um sinal de socorro ou informado sobre dificuldades técnicas antes de sair do radar.
Parte da cauda do avião, bandejas de comida, coletes salva-vidas e de fragmentos da fuselagem foram retirados do Estreito Makassar na semana passada. Sem a caixa-preta do vôo e o corpo do avião – ainda desaparecidos – os especialistas não sabem o que provocou a queda. Nenhum sobrevivente e nenhum corpo foi encontrado, embora Suyanto tenha afirmado que fragmentos de cabelo humano e do que parece ser parte do couro cabeludo de um crânio foram recuperados de um dos suportes de apoio para a cabeça.