Brasília – O combate ao mercado ilegal de cigarros no Brasil e a alteração na classificação do fumo vão ser os assuntos discutidos hoje (9) e amanhã (10) na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Fumo, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Dados do ministério revelam que a pirataria no setor faz com que o país deixe de arrecadar cerca de R$ 1,3 bilhão em impostos por ano.

continua após a publicidade

Outro assunto em debate será a Convenção-Quadro para Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS). No ano passado, o Brasil ratificou o documento, que prevê a adoção de medidas para restrição ao consumo de cigarros e outros produtos derivados do tabaco, entre elas, a substituição do cultivo de fumo por outras culturas.

Também será avaliado o atual cenário do setor fumageiro brasileiro, cujas exportações estão estimadas em US$ 1,6 bilhão este ano, o equivalente a 600 mil toneladas. Amanhã pela manhã se realiza a reunião de todos os representantes do órgão, formados pelos setores público e privado.

continua após a publicidade