A hipertensão ou pressão alta atinge cerca de 50% da população, mas apenas 20% apresenta algum sintoma. A doença é uma das principais causas de morte no Brasil. Devido à gravidade do problema, a Secretaria da Saúde vai distribuir materiais didáticos e equipamentos para a programação especial do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, em 26 de abril. ?É preciso que todos tomem cuidados e façam avaliações periódicas. A hipertensão é silenciosa e pode causar seqüelas irreversíveis. É preciso investir na prevenção e é isso que estamos fazendo. Isto é saúde pública?, disse o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.

continua após a publicidade

No último trimestre de 2005, equipamentos para aferir a pressão arterial foram repassados para os municípios como alerta para a necessidade de investimento e atenção no combate à doença. A meta agora é distribuir material didático contendo folders, cartazes, adesivos, botons, cartilhas juntamente com trenas e fitas métricas. O material deve ser entregue até dia 13 de abril nas Unidades de Saúde dos municípios e para as equipes dos Programas de Saúde da Família (PSF). ?Investir na atenção básica dá o melhor retorno possível. Não em termos financeiros, mas no sentido de evitar que nossa população adoeça e tenha uma vida saudável sem complicações?, destaca Xavier.

A hipertensão é conhecida pelos leigos como ?assassino silencioso?, porque dificilmente causa dor ou desconforto aos doentes, e apenas 20% das pessoas sentem algum sintoma como por exemplo a dor de cabeça. A estimativa é de que 50% das pessoas são hipertensas e não sabem disso. Dados do Ministério da Saúde apontam que as doenças do coração e dos vasos sangüíneos são os maiores causadores de morte no País, causando 65% dos problemas cardiovasculares e consomem 25,7% de todos os gastos em Saúde.

continua após a publicidade