Dentro de 45 dias, a Prefeitura de Curitiba colocará em funcionamento a nova usina de asfalto de Curitiba. A Secretaria Municipal de Obras Públicas iniciou os trabalhos de terraplenagem da usina. Em seguida, serão instalados os maquinários. Pronta, a nova usina ampliará a capacidade de produção em mais 120 toneladas/hora de asfalto.
"A nova usina produzirá quase a totalidade da demanda por asfalto da cidade", afirma o superintendente de Manutenção Urbana da Prefeitura de Curitiba, Omar Sabbag Filho. A atual usina funciona na CIC, desde a década de 90, e produz 60 toneladas por hora do tipo Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), o asfalto comum.
A nova usina produzirá asfalto do tipo Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), mas também o asfalto-borracha, considerado mais ecológico, fabricado com pneus recapados. "Outra vantagem é que a usina será instalada na outra ponta da cidade, favorecendo a logística de distribuição de asfalto", acrescenta Sabbag.
Também será possível, com a nova máquina, aproveitar a capa asfáltica retirada com as fresagens (camada de asfalto velho retirada das ruas), para ser usada diretamente em outras obras. Outra vantagem é que não será preciso interromper a produção de asfalto quando for necessária a manutenção da atual usina.