O futebol da Inglaterra está dominando a Europa nesta temporada. Nesta quarta-feira (11), o Liverpool derrotou o PSV Eindhoven, da Holanda, por 1 a 0, no Estádio Anfield Road, em Liverpool, e se tornou a terceira equipe inglesa a se classificar às semifinais da Liga dos Campeões – no jogo de ida, na semana passada, já havia vencido por 3 a 0. Seu adversário será o Chelsea, que eliminou o Valência. O Manchester United completa a lista de clubes ingleses entre os quatro melhores da competição.

continua após a publicidade

O confronto contra o Chelsea será uma espécie de revanche para o time de Londres. Numa mesma semifinal, na edição 2004/2005 da Liga, o Liverpool conseguiu a classificação à decisão com um empate sem gols na casa do adversário e com uma contestada vitória por 1 a 0, em casa. Na ocasião, o espanhol Luis Garcia marcou um gol em que não foi possível apontar com precisão se a bola chegou realmente a cruzar a linha debaixo das traves. Depois, na final contra o Milan, o Liverpool conquistou o título.

Por causa da grande vantagem obtida com a vitória na Holanda, o time inglês começou a partida de forma mais cadenciada e esperando uma atitude mais ofensiva do PSV. Mas o que se viu foi um jogo fraco tecnicamente no primeiro tempo. Na segunda etapa, o atacante Peter Crouch marcou o gol, aos 22 minutos, após uma grande defesa do goleiro brasileiro Gomes.

O jogo de ida entre Chelsea e Liverpool acontecerá em 24 ou 25 deste mês, no Stamford Bridge, em Londres. A decisão da vaga na final, que será realizada em Atenas (Grécia), será jogada em 1.º ou 2 de maio. A Uefa determinará nesta semana o dia dos jogos semifinais.

continua após a publicidade