Com apoio da CUT, MST invade 11 fazendas em São Paulo

O Movimento dos Sem-Terra (MST) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) se juntaram para cobrar reforma agrária promovendo um verdadeiro arrastão em fazendas no extremo oeste do Estado de São Paulo. Desde a madrugada e até as 11 horas de hoje, tinham sido invadidas nove fazendas no Pontal do Paranapanema e duas na região da Alta Paulista.

A ação, em pleno Carnaval, surpreendeu a Polícia Militar e os próprios fazendeiros. Segundo o MST, tinham sido mobilizadas 1.050 pessoas, entre militantes e sindicalistas. A meta do movimento é invadir, com o apoio de sindicatos ligados à CUT, 15 áreas entre hoje e amanhã. O apoio dos sindicatos foi costurado pelo líder José Rainha Júnior.

A mobilização foi precedida de um trabalho de arregimentação iniciado após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições. Em nota, lideranças reafirmam a esperança no governo Lula, mas criticam a lentidão da Justiça e de setores do próprio governo. Wesley Mauch, coordenador do MST, disse que este ano será "repleto" de ações.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo