Com 40% mais passageiros, Ano Novo teve metade dos atrasos do Natal

Após a portaria baixada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) baixar uma portaria com medidas de emergência para enfrentar a crise da aviação civil, caiu pela metade o número de atrasos nos vôos. Segundo boletim divulgado pela Anac, o número de atrasos nos dias que antecederam o Ano Novo (29 a 31 de dezembro) foi 50% menor que o dos dias anteriores ao Natal (23 a 25 de dezembro). O pacote de medidas foi anunciado entre os dois períodos, no dia 28.

A redução de atrasos, segundo a Anac, não foi causada pela redução do número de vôos. Ao contrário, a agência registrou um movimento de passageiros 40% maior no Ano Novo, em comparação com o Natal.

Durante o período do Natal, um em cada três vôos teve atraso (33%) e um em cada dez foi cancelado (11,7%). Os dados de atrasos e cancelamentos no período do Ano Novo não constam no relatório da Anac.
 
Segundo a Anac, 410 mil pessoas viajaram nos dias que antecederam o Ano Novo, contra 293 mil no período do Natal. Os números da agência consideram a soma das empresas aéreas BRA, Gol, TAM, Varig e Oceanair. A TAM foi a empresa que mais transportou passageiros, mais de 398 mil, nos dois períodos de festividades. O número de passageiros, que usaram o avião como meio de transporte para o Natal e Ano Novo, somam mais de 703 mil.

A portaria do dia 28 proibiu o cancelamento de vôos até o dia 2, a chamada mudança de malha feita pelas companhias aéreas em casos de pouca procura por determinados vôos. A portaria também exigia garantia de atendimento de todo passageiro com bilhete, proibe novos vôo fretados, os chamados vôos charter; determina a confrontação de dados passados pelas companhias aéreas; e uniformiza as informações dadas aos usuários, seja por meio dos painéis eletrônicos, ou nos balcões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo