O governador Roberto Requião, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Cláudio Romanelli e o prefeito de Colombo, José Antonio Camargo, assinaram nesta terça-feira (26) convênio que formaliza a implantação do programa de regularização fundiária Direito de Morar na Vila Zumbi dos Palmares. O acordo autoriza investimentos de R$ 21 milhões na ocupação.As obras começam em 15 dias.
A intervenção na Vila Zumbi dos Palmares terá recursos da Sedu/Paraná Cidade/ Fundo de Desenvolvimento Urbano, Sanepar, Prefeitura de Colombo eCohapar. O convênio foi assinado durante a reunião semanal do secretariado, realizada no auditório do Museu Oscar Niemeyer.
As obras na Vila Zumbi incluem drenagem do solo e contenção do Rio Palmital, instalação de rede de esgoto, pavimentação das vias, colocação de meio-fio e calçadas e construção de 280 sobrados. Também será feita a regularização fundiária de 1.797 lotes.
"Vamos regularizar lotes e relocar algumas famílias que vivem à margem do Rio Palmital, para que possamos construir um dique de contenção para evitar as enchentes que são comuns na Vila Zumbi", explicou Romanelli. As obras irão envolver a comunidade, gerando empregos e, por meio do Canteiro-escola, capacitando a população a exercer uma nova atividade na construção civil.