Dezessete pessoas foram detidas e mais de 300 foram abordadas pela polícia, nesta terça-feira, durante a Operação Alvo 4 ? Colombo, na região metropolitana de Curitiba.

continua após a publicidade

Entre os detidos está Mário Crozeta, 45 anos, foragido da Justiça, acusado de participação em um seqüestro no Paraná. Além disso, foram apreendidos diversos celulares, munição, aproximadamente R$ 700,00 em dinheiro, duas armas de fogo, dezenas de buchas de maconha, cerca de 50 pedras de crack e uma moto roubada.

O início da operação contou com 250 policias civis e militares, equipados com mais de 70 veículos, motos e microônibus. A ocupação começou por volta das 6h da manhã e segue sem data definida. Ela tem como objetivo fazer uma ?varredura? em toda a cidade, reduzindo os índices de criminalidade, para implantação de projetos sociais.

A Operação Alvo 4 ? Colombo é realizada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná e segue os mesmos moldes das já realizadas na Vila das Torres, no bairro Parolin e na Vila Verde (CIC), em Curitiba.

continua após a publicidade

?Essas operações têm demonstrado excelentes resultados, por isso, continuamos investindo neste trabalho. Desta vez, em Colombo, não será diferente, a polícia vai limpar a área, restabelecer a ordem, para que o Estado possa implantar projetos sociais que revitalizem o local e devolvam a cidadania para os moradores?, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

Policiamento

continua após a publicidade

Ao todo foram usados cerca de 70 carros, um helicóptero, 10 motos-patrulha, e policiamento a pé e a cavalo. ?Estamos aqui para acabar com a criminalidade e devolver a paz aos moradores da região. Mais uma vez estamos provando que, aqui no Paraná, a população pode ficar tranqüila porque a polícia sempre vence a criminalidade?, disse o delegado-chefe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Marcus Vinicius Michelotto, que coordena a ação pela Polícia Civil.

De acordo com o major Sérgio Vendrameto, que acompanha os trabalhos pela Polícia Militar, o Narcodenúncia 181 foi um dos grandes responsáveis pela localização dos traficantes presos nesta operação. ?O 181 contribuiu com mais de 50% das prisões realizadas hoje. Conseguimos fazer a maioria dos levantamentos baseados nas denúncias que recebemos através deste serviço?, concluiu.

Segundo o assessor especial do governador Carlos Lima, a partir de agora serão feitos os estudos para a implantação dos programas sociais na região. ?Vamos ver a realidade desta região e trazer para cá os programas que a comunidade mais necessita?, completou.

Operações

Esta é a quarta operação realizada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná somente na grande Curitiba. Outras operações semelhantes a esta já foram feitas na Vila Torres, no bairro Parolin e na Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba. Além disso, os municípios de Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu também já foram beneficiados com as operações.

Ao todo, mais de 1,5 mil criminosos foram retirados das ruas pela polícia, somente durante a realização das grandes operações policiais. Além disso, aproximadamente 200 armas de fogo foram apreendidas e 200 veículos roubados foram recuperados.