O governo colombiano pretende erradicar manualmente este ano 50 mil hectares de cultivos ilegais de folha de coca – matéria-prima da cocaína – indicou um relatório divulgado ontem (04). As plantações que deverão ser destruídas por brigadas de camponeses correspondem a 60% do total dos cultivos que, segundo estimativas, existem na Colômbia atualmente, indicou a presidência colombiana.
Segundo o relatório oficial, em 2006 foram destruídos manualmente 73 mil hectares de plantações de folhas de coca e de papoula – matéria-prima da heroína – em 20 departamentos (Estados) e municípios do país.
Equador
O presidente colombiano, Álvaro Uribe, planeja assistir à posse do novo presidente do Equador, Rafael Correa, no dia 15, informou hoje o jornal El Tiempo. As relações entre a Colômbia e o Equador atravessam momentos difíceis por causa da decisão do governo colombiano de iniciar no começo de dezembro a fumigação dos cultivos ilegais na região fronteiriça.
As fumigações levaram o atual presidente do Equador, Alfredo Palacio, a chamar seu embaixador em Bogotá para consultas e Correa a suspender uma visita que faria à capital colombiana. Segundo o jornal, a comunicação entre Uribe e Correa melhorou nos últimos dias e eles até conversaram por telefone em "tom cordial".