Durante a temporada de verão 2005/2006 a coleta de lixo, promovida anualmente no litoral do Paraná pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), contará com a participação uma parceria especial: os catadores da região. Além das três empresas que estarão realizando o serviço ? uma para cada município com maior fluxo de turistas (Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná) ? o programa ?Nossa Praia Limpeza? cadastrou cerca de 210 catadores para executar os serviços de coleta seletiva.

continua após a publicidade

Eles receberão camisetas com identificação estarão fazendo a coleta, separação e distribuição do lixo reciclável em barracões fornecidos pelas prefeituras municipais do litoral. Além dos barracões, as prefeituras irão disponibilizar prensas de papelão, plástico e lata de alumínio para que os catadores vendam os materiais por quilo. Os catadores poderão comercializar os materiais coletados, definindo preços e para onde irão vender.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Luiz Eduardo Cheida a idéia é fazer a inclusão social dos catadores. ?É uma oportunidade de garantir a renda fora da temporada de verão?, disse.

O trabalho será coordenado pela diretoria de resíduos sólidos do IAP e deverá gerar um cadastro do número de catadores de lixo existente no litoral. Para o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Rasca Rodrigues, os catadores sofrem muito preconceito dos moradores e veranistas sendo vistos como ?desocupados?.

continua após a publicidade

?Nosso principal objetivo é dar apoio a estas pessoas intensificando a importância da separação de resíduos tanto para o meio ambiente como para geração de renda?, avaliou Rasca. Segundo ele, um dos principais objetivos é conscientizar a população sobre a importância socioambiental dos catadores.

Já a Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) ficou encarregada de monitorar a coleta domiciliar, limpeza das ruas e praias e dos aterros controlados de Pontal do Paraná, Guaratuba, Antonina e Morretes.

continua após a publicidade

Juntamente com a campanha, será estimulada a reciclagem do lixo domiciliar através da distribuição de ?sacolinhas? de cores diferentes em todas as praias do litoral. Essa ação terá apoio dos moradores do litoral em parceria com alunos da Universidade Federal do Litoral garantindo a continuidade das ações no decorrer do ano que vem.