A empresa responsável pela coleta de lixo no litoral do Paraná montou um esquema especial de coleta e transporte do lixo domiciliar que será produzido durante o feriado de Carnaval nos municípios de Antonina, Morretes, Pontal do Paraná e Matinhos e, ainda, na Ilha do Mel e Caiobá. A coleta, que já é realizada diariamente em todos os municípios, ganhará um reforço de máquinas e de pessoal.
A frota de caminhões compactadores de lixo vai aumentar de 17 para 19 e os caminhões caçamba limpeza de praia passarão de dois para seis. Além de uma equipe de 300 pessoas, dos dois caminhões carroceria para roçada e de um trator roçadeira, a Paviservice ainda colocou mais duas pás garregadeiras e duas retroescavadeiras para intensificar a coleta do lixo. Já o "lixo verde", como as cascas de coco, será coletado por dois veículos utilitários.
O engenheiro Guilherme Macedo, diretor da empresa, observa que para manter as cidades limpas é preciso também a colaboração dos veranistas. "Ações simples, como colocar o lixo na calçada no período noturno e embalar de forma adequada, dão bons resultados", afirma.
Em conjunto com o governo do Estado e prefeituras dos municípios atendidos, a Paviservice está distribuindo um panfleto com orientações e informações sobre como funciona a coleta do lixo. Fora da temporada estes municípios produzem uma média diária de 16 toneladas de lixo, mas, com a chegada dos turistas, a quantidade passa para 250 toneladas/dia ou mais.