Os 17 colégios agrícolas e um colégio florestal mantidos pela Secretaria de Estado da Educação estão sendo reequipados com novos tratores e outros implementos agrícolas, adquiridos pelo governo do Estado, num investimento de R$ 2,2 milhões. Cerca de cinco mil jovens oriundos do meio rural, tanto do Paraná como de estados vizinhos, atendidos pela rede de ensino agrícola, serão beneficiados. São novos tratores, escarificadores, pulverizadores de barra, carretas agrícolas, trituradores, misturadores de ração, distribuidores de esterco, semeadeira e outros implementos, de acordo com a especificidade de cada curso.

continua após a publicidade

A finalidade é atender às necessidades dos Centros Estaduais de Educação Profissional, que estavam carentes de equipamentos e implementos agrícolas, para atividades de preparo do solo, transporte de insumos e aplicação de corretivos, nos colégios agrícolas do Estado. ?Os equipamentos estavam obsoletos. Os tratores que utilizávamos estavam com mais de 30 anos?, segundo o professor Newton Cesar Marques, diretor do Centro Estadual Educacional, Professor Lysimaco Ferreira da Costa, do município de Rio Negro. Os novos equipamentos possibilitarão aos alunos a prática de técnicas de plantio direto, preparo, conservação e manejo do solo e água, bem como o cultivo de lavouras.

Aline Fernanda Martins, 16 anos, é aluna da 3ª série do Curso Técnico em Agropecuária e disse estar satisfeita por ter acesso a equipamentos modernos, mesmo que no último ano do curso. ?Este é meu último ano aqui. Vou cursar Engenharia Florestal no ensino superior e fico contente em saber que meus colegas terão um colégio muito melhor?, diz.

continua após a publicidade