Alunos e professores do Colégio Estadual Costa Viana, de São José dos Pinhais, estão tendo a chance de participar de um intercâmbio cultural com o departamento educacional britânico Stardards. A iniciativa partiu da própria professora de inglês do colégio, Eliana Santiago.
Eliana conta que o contato com o colégio britânico existe desde 2001, mas só a partir do ano passado é que os alunos e professores dos dois países estão viajando para trocar informações. ?Queríamos que o ensino da língua inglesa fosse mais real. A princípio, nós iríamos nos corresponder com o colégio britânico por meio de cartas, mas eles gostaram tanto da idéia que desde o ano passado estamos fazendo o intercâmbio. Nós mandamos um aluno e dois professores e eles também?, conta.
O diretor do Costa Viana, Pedro Aparecido Cândido, foi para Londres no começo do ano e disse que observou alguns métodos das escolas, e que já está aplicando aqui no Brasil. ?Durante a visita pudemos trazer muitos métodos para a realidade da nossa escola. Por exemplo, antes, nós chamávamos para as reuniões todos os pais dos alunos da escola. A exemplo das escola londrina, agora, chamamos por séries. Essa mudança aumentou a participação dos pais?, ressalta.
Convênio
A professora conta que os custos com as passagens aéreas ficam por conta do colégio britânico e as hospedagens por conta das famílias. ?Os professores que vêm da Inglaterra ficam nas casas dos nossos professores e os alunos britânicos ficam na casa do aluno brasileiro que foi para lá?, explica.
A aluna britânica Katherine Canway (17), que está no Paraná, disse que ficou impressionada com a diferença de relacionamento entre alunos e professores aqui no Brasil. ?Na Inglaterra, os professores são mais autoritários e aqui no Brasil não, eles são amigos dos alunos e isso é muito legal?, disse.
Com o mesmo ponto de vista, a professora britânica de línguas, Laura Johnston, disse que na Inglaterra há mais recursos técnicos nas salas de aulas, mas que isso não faz a diferença. ?O Brasil nos ensinou muito em relação à amizade com os alunos, e é isso que importa para a educação?, afirmou.
Já a professora, Joanne Andersan, também concorda com a opinião de Laura e Katherine. ?Na Inglaterra, o Governo determina um currículo escolar e temos que seguir à risca. O objetivo é ensinar e pronto. Já no Brasil, há um processo social. Os alunos discutem a realidade em que vivem?, disse.