Colégio de Maringá abre vagas para curso técnico de meio ambiente

Aprovado pela Secretaria da Educação no final do ano passado, o curso de técnico em meio ambiente? de caráter profissionalizante ? será oferecido pelo Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Maringá, a partir deste ano letivo. As inscrições vão até o dia 28 janeiro e poderão ser feitas mediante a apresentação dos seguintes documentos: conclusão do ensino fundamental para quem estudará à tarde e do segundo grau para o noturno. Em ambos os casos, a escola solicita fotocópia do RG. Não existe cobrança da taxa de matrícula.

Haverá duas modalidades. À tarde, o curso será integrado ao segundo grau e voltado, portanto, aos estudantes vindos da oitava série. Tempo de duração: quatro anos. Para o período noturno, será de nível pós-médio e se estenderá por 18 meses. Isto porque ofertará especificamente disciplinas ambientalistas. Em cada turno, são oferecidas 84 vagas. No da noite, até terça-feira somava 171 o número de inscritos. Haverá necessidade de seleção. Para o período da tarde, ainda existem vagas.

Mercado de trabalho

Segundo a diretora do JK, professora Gilda Mariano, o aluno será graduado como técnico de nível médio em meio ambiente. Dentre outras áreas estará legalmente habilitado para atuar ? junto às empresas públicas e privadas, além de prefeituras e demais setores ? nas áreas de agroecologia, educação ambiental, paisagismo, políticas de gestão de resíduos sólidos, recursos hídricos, legislação ambiental, aspectos, impactos e riscos ambientais, análise e tratamento de águas, entre outras.

Diante das pressões sociais para melhor controle e preservação dos recursos naturais ? solo, água e ar -, "o técnico em meio ambiente encontra amplo espaço para atuação profissional", acredita Mariano. O Colégio Estadual JK, na prática, é um verdadeiro laboratório ambiental. Situa-se numa área preservada de 2,5 alqueires, está ao lado do Horto Florestal de Maringá e próximo a três reservas permanentes. Tudo no perímetro urbano de Maringá.

Para manutenção da alta qualidade do curso, a escola firmará parcerias permitindo aos alunos participarem de estágios em instituições maringaenses conhecidas pela preocupação com a preservação ambiental, a exemplo de Sanepar, Cocamar, Usina de Açúcar Santa Terezinha, Universidade Estadual de Maringá, prefeituras, bem como ONGs e entidades oficiais de fiscalização do segmento. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo