Comemoração em dose dupla no Museu Botânico de Curitiba. A coleção de plantas do herbário aumentou em 13.210 plantas, um recorde conquistado pelo museu em 2006. Com isso, o acervo chegou a 333 mil plantas. Outra boa notícia é a coleta da planta número 80 mil, do botânico Gerdt Hatschbach, funcionário do Museu Botânico.

continua após a publicidade

"O máximo de plantas que chegamos a registrar em um ano foi 9 mil", diz a bióloga Clarice Bolfe Poliquesi.Em 2006, a Prefeitura de Curitiba investiu na melhoria das condições de trabalho da equipe do Museu Botânico.

Além de verbas para as viagens de coleta de plantas e permuta de material com instituições cientificas, inclusive de outros países, a Secretaria do Meio Ambiente entregou um novo veículo especialmente equipado para as viagens dos botânicos. "São detalhes que fazem a diferença", diz Clarisse.

Entre as plantas coletadas para o acervo botânico foram descobertas duas novas espécies. Uma orquídea (Epidendrum puniceoluteum), coletada em Paranaguá, no litoral do estado, e um arbusto (Campo vassouria barbosae), encontrado na Serra do Capivari em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. As duas descobertas foram registradas por biólogos do Museu Botânico.

continua após a publicidade