COI investiga se ciclistas usaram doping nas Olimpíadas

O Comitê Olímpico Internacional (COI) começou nesta quarta-feira (30) a investigar se ciclistas disputaram Jogos Olímpicos sob efeito de doping. A investigação se deve às recentes confissões de uso de substâncias proibidas por integrantes da equipe Telekom.

Vários ex-integrantes da extinta equipe Telekom confessaram na semana passada terem usado EPO, entre eles o campeão da Volta da França de 1996, Bjarne Riis.

O COI criou um comitê disciplinar para "investigar possíveis violações antidoping em Jogos Olímpicos anteriores, relacionadas com as recentes revelações da equipe de ciclismo Telekom.

"O COI está desiludido com as revelações dos últimos dias e por isso decidiu investigar o assunto e qualquer Impacto que possa ter ocorrido em Jogos Olímpicos", informou o COI.

O COI tem autoridade para cancelar medalhas ou apagar resultados de Olimpíadas anteriores com efeito retroativo até oito anos.

A investigação poderá se concentrar em Jan Ullrich, campeão da Volta da França de 1997 e medalha de prata na prova contra o relógio dos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney.

Ullrich, ex-ciclista da Telekom, se aposentou em fevereiro, depois de ser envolvido com o escândalo de doping na Espanha. O alemão garante nunca ter usado substâncias proibidas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo