O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Cláudio Romanelli, foi um dos convidados do primeiro dia de debates do Congresso Paranaense da Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em Curitiba. Romanelli discutiu os desafios da área de habitação em painel voltado a empresários do setor da construção civil.
Romanelli falou aos participantes do Workshop da Cadeia da Construção Civil, realizado nesta quarta-feira à tarde. Ele fez um balanço da política habitacional implementada há quase dois anos pela Cohapar e debateu sobre os desafios enfrentados pelo setor no Brasil. "Estamos fazendo um grande esforço para minimizar o déficit habitacional. Para isso, buscamos todos os recursos possíveis para financiar moradia para quem mais precisa", explicou.
"Para que possamos encarar a construção de moradias como uma política de ação social, entretanto, é preciso mais que isso. Atualmente, por exemplo, o Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), da Caixa Econômica Federal, é o único programa que atende à faixa de renda em que está a maior parte de nosso déficit habitacional", expôs Romanelli. Pesquisa realizada em 2000 pela Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais, mostra que 95% do déficit habitacional brasileiro se concentra entre famílias com renda de até três salários-mínimos mensais.
No debate com os empresários, Romanelli explicou o modelo de construção adotado pela Cohapar, a autogestão comunitária. Pelo sistema, os mutuários formam uma associação, que é responsável por comprar o material e contratar a mão-de-obra. "Esse sistema permite que o dinheiro investido em moradia permaneça na região beneficiada. Além disso, gera empregos em municípios onde muitas vezes é escassa a oferta de trabalho", disse.
As obras da Cohapar utilizam formas e gabaritos metálicos, que simplificam a execução das casas e garantem a qualidade do serviço. "Com isso, podemos oferecer empregos a pessoas com pouca qualificação em construção civil, justamente as mais afetadas pelo desemprego", afirmou Romanelli. Todas as obras são supervisionadas por mestres, técnicos e engenheiros da Cohapar.
O evento
O Congresso Paranaense da Indústria tem por objetivo discutir o desenvolvimento econômico do Paraná sob a perspectiva do setor produtivo. A pauta está centrada no debate sobre as vocações regionais e as potencialidades setoriais. Além disso, serão realizadas discussões sobre política econômica, crédito, infra-estrutura, meio ambiente, gestão e tecnologia.
O evento é dividido em palestras, workshops e painéis e inclui a participação de entidades de outros segmentos econômicos, como agricultura, comércio e transporte. Nesta quarta-feira serão realizados os painéis sobre Logística, Crédito e Meio Ambiente, com a participação de representantes dos governos federal e estadual.