A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) entrega nesta sexta-feira, às 10 horas, no Conjunto Habitacional Margaridas em Campo Mourão, 66 unidades do programa Casa da Família/FGTS. As casas fazem parte do Residencial Parque dos Jasmins (24 uds), no Jardim Santa Nilce II e Parque das Margaridas (42 uds), no Jardim Cidade Verde. O diretor de Obras, Ascelide José Parizotto, vai representar o presidente da Cohapar, Luiz Romanelli. A inauguração do conjunto terá a presença do prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, e de representantes da Caixa Econômica Federal.
"O programa oferece quatro opções de projeto para cada padrão, que pode variar entre 40, 44, 52 e 63 metros quadrados, e é fruto de uma parceria com a Caixa Econômica Federal", diz o presidente da Cohapar, Luiz Romanelli. A construção das casas é financiada pela Caixa, através da Carta de Crédito Associativo/Parceria (Imóvel na Planta). O valor deste financiamento varia entre R$ 11.520 e R$ 20.600 e pode ser parcelado em, no máximo, 20 anos.
O financiamento para moradias pode comprometer até 30% da renda familiar mensal. As parcelas só começam a ser pagas quando a família já estiver morando na casa.
Uma das famílias beneficiadas foi a da comerciária Ivani Francisca Barbosa. De acordo com ela, a facilidade de começar a pagar apenas quando a casa estivesse pronta é um grande benefício para quem está procurando uma casa para morar. "A Cohapar facilita muito pra gente, pois só começamos a pagar depois da casa ficar pronta", diz. Com a nova moradia, dona Ivani deixará de pagar aluguel e viverá com mais conforto. "A casa que alugávamos estava em más condições de conservação e, quando chovia, ficávamos tão molhados com tantas goteiras que nem precisava usar o chuveiro", recorda-se, com bom humor.
Outra família que está livre do aluguel é a de Rosana Dantas Quinto. Os encargos com a locação estavam sobrecarregando as contas da família e ela resolveu procurar a Cohapar para buscar uma solução. Logo que receberam as chaves da casa nova, Rosana, juntamente com o marido e a filha, mudaram no dia seguinte para o Jardim Santa Nilce II. "Não dá para descrever a emoção de estar morando em algo que será nosso, ainda mais depois de tanto tempo pagando aluguel".