Código muda relação entre consumidores e fornecedores

Rio de Janeiro – O presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro (OAB/RJ), Paulo Pessoa, afirmou hoje (11) que o Código Brasileiro do Consumidor mudou a relação dos consumidores com fornecedores e prestadores de serviços.  O código está completando hoje 16 anos.

Antes, o consumidor ?era marginalizado e não tinha direito a nada?, disse Pessoa, em entrevista à Agência Brasil. ?Vá reclamar ao bispo!? era a orientação mais comum para os insatisfeitos com algum produto ou serviço. Com o código, a relação entre consumidores, fornecedores e prestadores de serviços ganhou outro impulso. Esses três atores começaram, então, a ter a noção exata do que era o equilíbrio entre as partes, explicou.

Paulo Pessoa afirmou que os fornecedores e prestadores de serviços adquiriram nova postura com o código, ?apesar de ainda existirem "vilões do consumidor". Segundo ele, os vilões esquecem que uma relação amistosa, cordial e honesta é proveitosa tanto para o consumidor quanto para os fornecedores  e prestadores de serviços.

Nestes 16 anos, acrescentou Pessoa, o código vem apurando e depurando todas as situações vinculadas às relações entre consumidor, fornecedor e prestador de serviços. ?E se colocando na vanguarda dos interesses do consumidor?.

Pessoa ressaltou que o código ainda precisa ser aperfeiçoado para aumentar sua eficácia. De acordo com ele, alguns itos segmentos, como a telefonia, bancos e fornecedoras de água e energia elétrica, são refratários à lei. ?O pior é que eles fazem uma enxurrada de processos nos juizados especiais e, com isso, só têm causado prejuízos a eles e ao consumidor?.

Pessoa destacou ainda que continua elevado o número de  representações e reclamações.

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