A destilaria Cocamar, localizada no município de São Tomé, região Noroeste do Paraná, será a primeira unidade alco- oleira a entrar em operação no País na safra 2006/07. A programação da cooperativa é que a indústria comece a processar cana-de-açúcar já no dia 1.º de março. Segundo informou a diretoria da Cocamar, não estará havendo nenhuma antecipação de trabalho, mas o cumprimento de uma programação normal, e que já acontece pelo terceiro ano consecutivo, iniciando sempre nos primeiros dias de março.

continua após a publicidade

 No Paraná, algumas outras unidades estarão entrando em atividade ao longo daquele mês, entre elas a Vale do Ivaí, Coocarol, Goioerê e Santa Terezinha, mas como parte do acordo firmado entre o setor e o governo federal, recentemente, foi prometido que a safra começaria mais cedo este ano no País, em abril, para aumentar a oferta de álcool durante a entressafra, que só termina em maio. A expectativa é que as indústrias produzam 850 milhões de litros em abril.

 A Cocamar planejava moer este ano 900 mil toneladas de cana-de-açúcar, mas o volume poderá ser revisto para baixo em função do longo período de estiagem em janeiro, que prejudicou o desenvolvimento dos canaviais. Na safra 2005/06, cujo corte terminou em novembro, foram processadas 733 mil toneladas, quantidade que ficou abaixo da programação inicial de chegar a 800 mil, também em decorrência de problemas climáticos.

 Para o período a ser iniciado no dia 1.º de março, a Cocamar ampliou a área de canaviais de 11 mil para 12 mil hectares e realizou investimentos para adequar sua capacidade de moagem de 800 mil para 900 mil toneladas de matéria-prima. Em vez de 4,2 mil toneladas por dia, a moenda da destilaria está esmagando 4,8 mil toneladas/dia. A expectativa é produzir 58 milhões de litros de álcool em 2005.

continua após a publicidade