Uma coalizão apoiada pelo presidente Néstor Kirchner obteve seu primeiro triunfo neste ano eleitoral na Argentina, ao obter uma vitória folgada no pleito regional realizado no domingo no departamento (Estado) andino de Catamarca. O governador de Catamarca, Eduardo Brizuela del Moral, apoiado por Kirchner, foi reeleito com 57,7% dos votos, segundo dados oficiais divulgados hoje. Seu adversário, Luis Barrionuevo, um sindicalista da ala direita do peronismo, obteve 35,7% dos sufrágios.
Brizuela del Moral pertence à União Cívica Radical (UCR), partido opositor ao presidente em nível nacional, mas que em algumas províncias, entre elas Catamarca, aceitou se coligar com Kirchner, um peronista de esquerda, na formação de uma nova coalizão política que o presidente denomina de "concertação plural". A vice-governadora eleita, Lucía Corpacci, pertence à Frente para a Vitória, setor peronista fiel a Kirchner.
A jornada eleitoral será encerrada com as eleições presidenciais de 28 de outubro. Previamente serão realizadas eleições locais em várias províncias, entre elas Entre Ríos, no próximo domingo, e na cidade de Buenos Aires, em 3 de junho. Kirchner ainda não se pronunciou sobre uma possível candidatura à reeleição. Sua esposa, a senadora Cristina Fernández, é considera forte candidata para sucedê-lo.