Foram escolhidos os melhores trabalhos desenvolvidos por bolsistas do Programa de Bolsas Iniciação Científica (Pibic) também nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências da Vida. Será também oferecido um prêmio de Mérito Institucional. Esta é a primeira edição do prêmio, que tem como objetivo incentivar bolsistas do Pibic que se destacaram durante o ano e as instituições que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa.
O projeto ?Novas Abordagens Terapêuticas e Etiológicas para Doença de Alzheimer e Esquizofrenia: Estudo em Modelos Experimentais? valeu ao bolsista Oscar Phelippe Pernigotti Dall?Igna, o prêmio na categoria Ciências da Vida. Na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o prêmio ficou com Crícia de Carvalho Rodegheri, estudante de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF). Intitulado ?Sistemas de Préionização de Lasers Gasosos Pulsados por Intermédio do Uso da Radiação Ionizante?, o trabalho foi considerado uma importante contribuição tecnológica.
No Mérito Institucional, venceu a Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf) pelo número de egressos da iniciação científica que concluíram o mestrado e/ou doutorado em relação à quota concedida pelo CNPq.
A entrega dos prêmios está prevista para o próximo dia 24 e será feita pelo presidente do CNPq, Erney Camargo. (Ascom CNPq)
continua após a publicidade
continua após a publicidade