O diretor de Desenvolvimento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marco Antonio Guarita, afirmou que, pelos dados da pesquisa CNI/Ibope, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria já no primeiro turno das eleições. Conforme a pesquisa, Lula teria 48% das intenções de voto, enquanto Alckmin 18%. Em um cenário sem o nome do senador Pedro Simon, do PMDB, Lula manteria os 48% dos votos e Alckmin subiria para 19%.
A pesquisa CNI/Ibope, divulgada hoje, mostra que o presidente Lula é o candidato às próximas eleições com o menor índice de rejeição. Lula ficou com 28%, enquanto que o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, obteve 34% de rejeição. A senadora Heloísa Helena (PSOL) teve 36%, enquanto que o senador Pedro Simon (PMDB) ficou com 35% de rejeição. O candidato do Prona, Enéas Carneiro, teve 60% de rejeição e o senador Cristovam Buarque (PDT) ficou com 29%.
A pesquisa ainda mostra que o presidente Lula é conhecido por 95% dos entrevistados, enquanto apenas 53% afirmam conhecer "bem" ou "um pouco" o ex-governador Geraldo Alckmin. A pesquisa CNI/Ibope acrescenta que o resultado da simulação reflete o volume de exposição na mídia dos candidatos.
"O presidente Lula se beneficia, naturalmente, do espaço que ocupa na mídia e da comunicação das ações de seu governo", afirma a pesquisa. Ainda de acordo com a pesquisa, 51% dos entrevistados afirmaram que o presidente Lula foi o que apareceu com mais freqüência na televisão, nos últimos dias, enquanto 22% apontaram Alckmin como o candidato que mais viram na televisão, recentemente