CNI aponta redução de 1,35% nas vendas da indústria de transformação

Brasília – As vendas da indústria de transformação (que transforma matéria-prima em algum tipo de produto comercial) recuaram 1,35% em abril em relação ao mês anterior. O dado é da pesquisa mensal Indicadores Industriais divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) hoje (5).

Apesar da queda no mês, a tendência para as vendas em 2006 é de alta, de acordo com o economista da Unidade de Política Econômica da CNI Paulo Mol. "Existe um processo lento e gradual de aumento da vendas. Essa queda não pode ser colocada como uma tendência", comenta. Dados da pesquisa mostram que nos quatro primeiros meses de 2006 as vendas reais expandiram-se 2,34% comparativamente à média dos últimos quatro meses de 2005.

Segundo Paulo Mol, um dos fatores que podem explicar a redução das vendas em abril, único índice que caiu em relação a março, é que foi um mês atípico, com apenas 18 dias úteis, devido aos feriados e finais de semana. "Outro motivo é a taxa de câmbio. O real muito valorizado faz com que aquela parcela do faturamento que é tida em dólar, quando transformada em real, também jogue o faturamento para baixo", acrescenta ele.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo