O Conselho Monetário Nacional decidiu hoje que, em vez de impressa a data de abertura da conta bancária nos cheques, os documentos poderão trazer a seguinte expressão "Cliente do Sistema Financeiro Nacional desde", onde será informado a data em que o correntista passou de fato a trabalhar com instituições financeiras.
A medida passa a vigorar a partir de 30 de abril de 2005 e para o cliente poder usufruir do direito de registrar a informação nos talões de cheques, precisa requisitar a ficha cadastral no banco onde teve conta anteriormente. O banco, porém, pode se recusar fazer a impressão se o cliente não tiver sido "um bom pagador".
Atualmente, muitos clientes evitam mudar de banco pois o comércio rejeita cheques de quem abriu conta recentemente em determinada instituição financeira, mesmo que ele tenha uma "ficha limpa" no sistema financeiro.
"Isso dará continuidade à permanência do cliente no sistema financeiro. Basta ele pedir a ficha cadastral no banco anterior, que terá toda a vida do cliente. Os empréstimos que ele fez, créditos e pagamentos", explicou o diretor de Normas do Banco Central, Sérgio Darci.