Brasília – O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje a liberação de R$ 400 milhões para financiar a colheita e a estocagem de café. Os recursos são do Funcafé e os juros são de 9,5% ao ano.
O reembolso do financiamento deverá ser pago de uma só vez. O prazo é de até 90 dias corridos a partir do término da colheita. Segundo o Ministério da Agricultura, será permitido o alongamento do prazo de reembolso da operação de colheita. Para isso, será estabelecido o prazo idêntico ao estabelecido para o financiamento da estocagem, em uma única operação, a qual será considerada como crédito para estocagem.
A contratação será entre julho deste ano e o final de janeiro de2005, de acordo com o término da colheita.
O CMN aprovou também a concessão de crédito para a comercialização dos cafés arábica e robusta da safra 2003/2004. Os recursos serão liberados pela Linha Especial de Crédito (LEC).
A linha de credito tem taxa de juros a 8,75% ao ano. O crédito é destinado aos produtores rurais e cooperativas e também às indústrias que beneficiam ou industrializam o café.
Os financiamentos serão feitos com base nos preços mínimos vigentes para a safra 2003/2004. O prazo de contratação é de até 31 deste ano. Já para o de resgate, o prazo é de até 180 dias com vencimento máximo em 31 de março de 2005. O agente financeiro pode também estabelecer amortizações intermediárias.
As informações são do Ministério da Agricultura
CMN libera R$ 400 mi para financiar a colheita e estocagem de café
2 minutos de leitura
continua após a publicidade
continua após a publicidade