Pelo menos para alguns veteranos do futebol, o Rio de Janeiro continua lindo. E é o lugar certo para estar neste primeiro semestre de 2007. No Campeonato Carioca, jogadores que estavam sem clube, a maioria com mais de 30 anos, têm a chance de reaparecer. E, vestindo a camisa de clubes pequenos, podem ?aprontar? para os tradicionais Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo.
O Volta Redonda conta com o meia Sérgio Manoel, de 33 anos. No ano passado, o time também deu espaço ao atacante Túlio, de 35 anos, que marcou 7 gols no Campeonato Carioca.
?Estou feliz e pronto para ajudar o Volta Redonda. Já trabalhei com a maioria dos profissionais que estão no clube. O ambiente é muito familiar e esse ponto favorável reflete dentro de campo?, disse Sérgio Manoel.
Outros clubes pequenos do Rio também estão abrigando os ?velhinhos da bola?. O Madureira aposta de novo no volante Djair e no zagueiro Odvan, que participaram da boa campanha do clube no ano passado, quando foi vice-campeão, perdendo a final para o Botafogo.
O América, tradicional clube do Rio, não conquista um título carioca desde 1960, e resgatou o técnico campeão naquele ano, Jorge Vieira, que agora será diretor técnico. Outra aposta do clube está depositada no ex-jogador Aílton, famoso pelo gol do título do Grêmio na final do Campeonato Brasileiro de 1996, contra a Portuguesa.
No seu primeiro trabalho como treinador, Aílton convocou seu amigo, outro veterano, Júnior Baiano, de 35 anos. E confia que o zagueiro será o equilíbrio da equipe.
?Ele estava seis meses sem clube mas mesmo assim está em forma?, garante o técnico do América. ?Apostar em jogadores experientes é sempre válido. O Túlio, por exemplo, estava sumido e no Volta Redonda ele arrebentou.
Aílton também aprova a volta de Romário ao Vasco. ?Com o Romário são outros 500. Ele é diferenciado, mesmo com 40 anos?, admitiu.
Mas a maior expectativa no Campeonato Carioca está no novato Boavista, de Saquarema. O clube pode não ter o melhor ataque do campeonato, mas com Alex Alves (ex-Vitória, Palmeiras e Vasco) e Rodrigo ?Beckham? (ex-Portuguesa Santista e Corinthians), terá a dupla mais ?fashion? do futebol carioca.
?Na Europa as pessoas têm outra mentalidade. Aqui não aceitam bem eu apreciar desfiles de moda e me vestir de forma espalhafatosa?, disse Alex Alves, prometendo uma dupla com Rodrigo afinada com as últimas tendências da moda.