Clínica Tecnológica movimenta setor madeireiro no Sudoeste

A região sudoeste do Estado, que concentra um grande número de indústrias madeireiras, vai receber em Francisco Beltrão, de 24 a 26 de abril, no Senai, a Clínica Tecnológica do APL de Móveis do Sudoeste. O evento, uma realização da Fiep, Retec, Senai, Sebrae no Paraná e do Sindicato das Indústrias de Madeira e do Mobiliário do Sudoeste do Paraná ? Sindimadmov, vai trabalhar temas que envolvem o Planejamento e Controle de Produção e Processos de Fábrica, além do cenário e tendências do mercado moveleiro.

O APL de Móveis do Sudoeste está em fase de estruturação e de planejamento de ações. Segundo Edgar Behne, coordenador do APL, o mercado mudou muito nos últimos anos e exigiu uma adaptação por parte das empresas da região. ?O setor está crescendo e os próprios empresários estão preocupados e buscando o associativismo porque perceberam que o trabalho em grupo é importante e traz vários benefícios.? Para o empresário, a Clínica Tecnológica vai ser uma oportunidade de trabalhar algumas das necessidades na área de tecnologia apresentadas pelo grupo.

Para Reinaldo Tockus, coordenador da Rede de Tecnologia do Paraná – Retec, mais que buscar ou trazer soluções para aprimorar produtos e processos, a Clínica Tecnológica é uma oportunidade para melhorar o desempenho das empresas e torná-las mais competitivas. ?Nós trabalhamos para auxiliar essas empresas a alcançarem novos mercados, a exemplo de outras empresas da região. Um dos setores que deve ganhar prospecção é a exportação?, exemplifica Reinaldo.

Sobre o APL de Móveis
 
APL de Móveis do Sudoeste envolve, em sua estrutura produtiva, a fabricação de madeira compensada, prensada ou aglomerada, de artefatos estampados de metal, de móveis com predominância de madeira e de produtos diversos. É formado por 30 empresas, que geram cerca de 2,4 mil empregos na região. O APL está localizado à margem esquerda do Rio Iguaçu e faz fronteira a oeste com a Argentina e ao sul com o estado de Santa Catarina, além de estar no portal de entrada do Mercosul, o que pode significar uma possibilidade de ampliação de mercado.

Emerson Cechin, consultor do Sebrae no Paraná, explica que o trabalho de apoio que o Sebrae está desenvolvendo nesse momento de estruturação e articulação do APL é muito importante para o fortalecimento do setor. ?O setor madeireiro é característico no Sudoeste e era a principal atividade na região quando se iniciaram as cidades, principalmente Francisco Beltrão, e ainda hoje é um dos maiores setores em número de empregos. A Clínica Tecnológica é a primeira ação APL que está em fase inicial de trabalho e é uma oportunidade para as empresas verem o que pode ser trabalhado no contexto de tecnologia? assinala Cechin.

A Clínica Tecnológica de Móveis do Sudoeste vai ser realizada de 24 a 26 de abril, no Senai em Francisco Beltrão, que fica na Rua União da Vitória, 66 ? Jardim Miniguaçu. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser confirmadas pelo telefone (46) 3520-5550 até o dia 24.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo