Curitiba é responsável por 30 % da produção de mel em todo o Paraná. Mas, segundo a Associação Paranaense de Apicultores (APA), neste ano, a safra do produto deve cair até 90% em relação ao ano passado, quando foram colhidas 1,4 mil toneladas de mel.
O motivo da queda da safra é a influência climática. No mês de novembro, que é o principal período da colheita de mel, as chuvas, o frio e a umidade atrapalharam as atividades das abelhas que consumiram mais mel e coletaram menos néctar. Esta inversão do ciclo normal das abelhas interrompe um processo lógico. Dentro das colméias, a temperatura média é de 35 graus. Quando a temperatura externa cai, as abelhas produzem mais energia e, portanto, consomem mais mel.
Segundo a APA, o inverno – presenciado em pleno verão no final do ano – fez com que metade do mel disponível ficasse verde. Mel verde é aquele que apresenta umidade superior a 28%. O ideal, segundo a associação, é que esse índice fique entre 17% e 20%. Com isso, é provável que falte mel no mercado já nos próximos meses.