Clima eletrizante

Vem aí mais uma semana agitada na política brasileira. A escolha do presidente e do relator da CPMI dos Correios foi adiada para terça-feira por falta de acordo entre governo e oposição. O governo luta para abocanhar ambos os cargos alegando ter maioria nas bancadas, mas a oposição bate o pé com relação à relatoria e até já indicou o senador César Borges (PFL-BA).

Para a terça-feira está marcado também o depoimento do pivô da confusão, deputado Roberto Jefferson, perante o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. O político, nos últimos dias confinado a seu apartamento de Brasília, aperfeiçoou com a professora particular os dotes canoros, quem sabe treinando a garganta para o pesado confronto.

A expectativa que o próprio Jefferson se encarregou de espalhar, mediante colegas da bancada petebista que estiveram em sua casa, é que vem aí autêntico tsunami, para não deixar pedra sobre pedra. Os porta-vozes afirmam que haverá referências cabeludas sobre o affaire Waldomiro Diniz, até hoje abafadas pelo governo com o intuito de blindar o ministro José Dirceu, mais recente motivo de ira do ex-chefe da tropa de choque de Fernando Collor.

O clima é de tal sorte eletrizante que não haverá a menor surpresa se a semana principiar com novos presidente do Banco Central e ministro da Previdência Social, pedras pontiagudas no sapato do presidente Lula, que não quer combinar o patrocínio moral da devassa nas relações de seu governo com o Congresso com dois auxiliares do primeiro escalão sendo processados pelo Supremo Tribunal Federal.

Haverá novidades também sobre a corrupção na ECT, tendo em vista a prisão de elementos envolvidos no caso pela Polícia Federal. Consta que alguns deles têm ligações pessoais com agentes do órgão federal de informação (Abin) e pelo menos um foi funcionário do SNI.

Diante desse novo odor de podridão na administração pública, é urgente o completo esclarecimento dos interesses representados pelos corruptores de Maurício Marinho, bem como a extensão dos supostos golpes aplicados em empresas estatais.

O processo que se instala com a CPMI poderá trazer resultados ruinosos, por outro lado benéficos se contibuírem para a eliminação definitiva do espírito facinoroso que ainda infesta a vida pública.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo