Rio (AE) – Alguns produtos se destacarão no crescimento da safra 2006 ante a safra anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As boas cotações alcançadas desde os últimos meses do ano passado elevarão a produção do feijão de primeira safra (12,48%) e segunda safra (30,74%). Para o milho, haverá crescimento de 18 93% (primeira safra) e 24,40% (segunda safra), na comparação com a safra 2005. A produção de soja crescerá 8,42%. "Destacam-se o milho de primeira safra e a soja, que se recuperaram após a forte estiagem da safra passada, especialmente nas Regiões Sul e Centro-Oeste", dizem os técnicos do IBGE no documento de divulgação da pesquisa.

continua após a publicidade

Ainda segundo o IBGE, as culturas de verão estão com a colheita praticamente concluída, restando poucas áreas, onde o plantio ocorreu mais tarde.

Já a produção dos cultivos de inverno, o destaque é o trigo, com queda de 3,16% na safra 2006 ante a safra anterior, "em função dos baixos preços das últimas safras". De acordo com o IBGE, em razão do calendário agrícola, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás ainda não consolidaram os plantios.

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas está assim distribuída: Região Sul, 51,151 milhões de toneladas; Centro-Oeste, 40,575 milhões de toneladas; Sudeste, 16,143 milhões de toneladas; Nordeste, 10,192 milhões de toneladas e Norte, 3,662 milhões de toneladas.

continua após a publicidade