O clima é de mistério hoje na entrada do Forte dos Andradas, unidade militar do Exército localizada nas proximidades das praias do Tombo e Guaiúba, no Guarujá. Desde a tarde de ontem, a segurança foi reforçada no local, diante da provável chegada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que veio descansar junto com a primeira-dama, Marisa Letícia.

continua após a publicidade

Nenhum dos soldados estava autorizado a confirmar se o helicóptero branco, com o brasão da República estampado na carenagem, que sobrevoou o bairro do Guaiúba e pousou por trás da mata que recobre o morro do Monduba, trazia mesmo o presidente. Somente as viaturas do Exército tinham autorização para entrar e sair do local. Os demais veículos tinham de se identificar, fornecendo o nome a um militar postado na entrada da unidade que conferia com a lista de pessoas autorizadas a ingressar no Forte.

Se não fosse a presença da maior autoridade brasileira no local, os turistas que freqüentam Guarujá na temporada teriam acesso ao quartel comumente visitado pela população em geral. Os moradores da rua Horácio Gomes Barreiros, que dá acesso ao Forte, ficaram surpresos com a concentração de repórteres logo às primeiras horas da manhã, lembrando que agora a curiosidade foi maior do que a registrada em abril de 2006 quando o presidente e a primeira-dama estiveram hospedados no lugar.

De acordo com os soldados que faziam a segurança do Forte, as visitas à unidade militar estão suspensas até o dia 15, sem confirmar se o presidente Lula ficará mesmo no local até essa data.

continua após a publicidade