Classificado na Liga, Milan parte em busca de Ronaldo

O Milan fez o seu papel dentro de campo e garantiu presença na Liga dos Campeões ao ganhar ontem do Estrela Vermelha por 2 a 1, em Belgrado, com gols de Inzaghi e do holandês Seedorf. Dokic descontou para o Estrela Vermelha. A partir de hoje a bola está com seus dirigentes, que têm até o dia 31 – data de encerramento do mercado de transferências na Europa – para contratar reforços. E a primeira cartada será jogada nesta tarde, quando o vice-presidente Adriano Galliani será recebido pelo presidente do Real Madrid para tratar da possível transferência de Ronaldo. Ele vai oferecer 16 milhões (R$ 44 milhões).

O encontro foi confirmado por Ramón Calderón, presidente do clube espanhol. "Sei que eles já conversaram com o jogador e não considero isso correto, mas não posso me negar a receber representantes de um clube amigo.

A contratação do Fenômeno é uma questão de honra para Silvio Berlusconi, o dono do Milan. Ele estava esperando o time assegurar participação na Liga dos Campeões para liberar a gastança. E sua prioridade é tirar Ronaldo – ex-ídolo da rival Inter – do Real Madrid.

Calderón promete endurecer a negociação. "Se Ronaldo quiser sair teremos que encontrar uma solução. Estamos preparados para negociar. E queremos mais que dinheiro.

Tudo indica que ele vai pedir a inclusão de Kaká no negócio, porque a contratação do meia do Milan foi uma de suas promessas de campanha. Mas ele sabe que o clube italiano não aceitará isso mesmo porque Kaká não pode defender o Real na Liga dos Campeões por ter jogado na fase preliminar da competição. Usará o nome de Kaká – e as críticas que recebeu do Milan quando anunciou seu interesse por ele – para tentar tirar mais dinheiro dos italianos ou para pelo menos conseguir um documento que dê ao seu clube a opção de compra de Kaká.

Galliani está preparado para isso e também tem o seu trunfo: a vontade de Ronaldo de mudar de ares e voltar para a Itália. Nas conversas que tiveram com o atacante, ouviram dele que sua intenção é sair do Real. Não por acaso, o técnico Fabio Capello mudou o discurso em relação à situação de Ronaldo. Antes ele garantia que o Fenômeno não deixaria o clube. Agora, diz que só quer trabalhar com o atacante se ele estiver satisfeito no clube. Ele e a direção do clube espanhol sabem que Ronaldo quer sair – já havia manifestado essa vontade no primeiro semestre, quando reclamou de não ser tratado como um ídolo pela torcida quando jogava em casa.

Última chance

A direção do Milan está muito confiante em conseguir a contratação de Ronaldo – e com fôlego para subir um pouco a oferta de 16 milhões. O clube sabe que o contrato do atacante termina em junho de 2008 e que, para ganhar dinheiro, o Real precisa vendê-lo até junho do ano que vem – depois disso ele poderá assinar um pré-contrato como outro clube ir embora de graça no final de seu vínculo.

Falou-se que a Inter teria interesse em Ronaldo, mas o clube já tem quatro atacantes de ponta: Adriano, Crespo, Ibrahimovic e Julio Cruz. Sobra apenas o Milan na parada. E o Real conta com o holandês Van Nistelrooy para ser o titular se Ronaldo sair.

O técnico do Milan, Carlo Ancelotti, falou sobre a possibilidade de contar com Ronaldo. "Ele já foi o maior do mundo. E pode voltar a ser.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo