A operadora de telefonia móvel Claro começou a oferecer roaming internacional de dados para os clientes que possuem celulares de tecnologia GSM. O serviço, baseado no padrão de transmissão de dados GPRS, será prestado inicialmente nos Estados Unidos, no México e na Colômbia. Ainda este ano, a companhia planeja a oferta também na Argentina. De acordo com a Claro, novidade vai atrair principalmente executivos brasileiros em viagens de negócios ao exterior.
O roaming internacional de dados permite que o cliente realize tarefas como enviar e receber mensagens multimídia e e-mails ou ainda acessar a Internet pelo celular quando estiver em outro País. A Claro esclareceu que, no mercado norte-americano, o serviço será prestado por meio da parceria com a Cingular. No México e na Colômbia, foram firmados acordos com a Telcel e a Comcel, respectivamente.
A Claro anunciou também a ampliação do roaming internacional de voz para clientes GSM para 73 países. Nesse caso, a cobertura é oferecida em parceria com 95 operadoras estrangeiras. Para os clientes que utilizam o padrão TDMA, a Claro oferece o roaming internacional de voz em quase todo o continente americano, por meio de acordos com 50 operadoras.