Brasília – O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, afirmou que não existe processo inflacionário “real nem potencial” no Brasil neste momento. Para o ministro, o país hoje convive com uma “salada de índices” herdada do período em que havia hiperinflação, que acaba por impedir a análise exata do que está acontecendo com a economia. “Eu não tenho a menor dúvida de que não há no Brasil, no horizonte próximo, nenhum elemento indicativo de inflação atual nem de potencial futuro. Eu temo pela instabilidade no futuro, hoje não”, afirmou Ciro.
Ciro lembrou que, para assegurar a estabilidade do país, a economia precisa crescer e que isso não é algo que se consiga com mero voluntarismo do governo, sobretudo se forem levadas em consideração as dívidas interna e externa do país. Apesar da avaliação, Ciro mostrou otimismo ao prever como inevitável o crescimento da economia, já que o governo está “mais acertando do que errando” na condução da politica econômica.
“O país vai crescer este ano porque a base estatística é baixa e há uma capacidade instalada ociosa que pode ser retomada sem maior volume de investimento. O investimento público vai aumentar por preço e há uma política de comércio exterior e uma política agrícola. O que importa agora é discutir a sustentabilidade no tempo e as qualidades deste crescimento”, afirmou o ministro.
Ciro diz estar otimista com crescimento da economia este ano
2 minutos de leitura
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna