Como está seu condicionamento físico? Se você estiver razoavelmente em forma, uma ótima opção de passeio é o Circuito Ecológico de Morretes, um passeio de bicicleta por lugares belíssimos e de grande valor histórico e cultural. Durante os 35 km de pedalada é possível passar por seis vilas de Morretes, conhecer alambiques seculares onde eram produzidas as melhores cachaças do Brasil, as farinheiras também seculares que mantém os mesmos processos de produção, além de muito verde.

continua após a publicidade

O passeio é quase todo feito por estradas de terra. Durante o percurso é possível atravessar vários rios, alguns ótimos para um banho super refrescante, como o Rio Marumbi. O trajeto acompanha a Serra do Mar, o que torna possível ver de perto as principais montanhas, como o Marumbi e o Pico Paraná.

“O percurso inteiro tem 35 km, mas existem vários pontos de retorno para quem não quiser pedalar tanto”, adianta o guia Tiago Choinski, conhecedor de toda a região e que conta a história de cada um dos diversos pontos históricos da região, como igrejas, fazendas, engenhos e alambiques. “Procuramos sempre acrescentar informações sobre a história da cidade, enriquecendo o passeio e aumentando o interesse do turista pelo nosso litoral, afirmou Choinski.

Na metade do percurso existe o Recanto Cascatinha, um local de beleza única onde é possível descansar, tomar banho de rio. Lá existe também um excelente restaurante que serve comida típica italiana, sendo preciso agendar a visita.

continua após a publicidade

O passeio não é muito pesado, mas o ideal é que seja feito por pessoas que pratiquem alguma atividade física. O custo total é aproximadamente R$ 35,00 por pessoa, com equipamento incluído, o guia e seguro atividade. Esse é o valor médio para um grupo de cinco pessoas, mas o preço vai baixando quanto maior o número de visitantes.

A Calango Expedições, operadora que faz esse e diversos outros percursos em Morretes, oferece desconto especial para hóspedes das pousadas que fazem parte da Associação das Pousadas de Morretes. “É uma forma de valorizarmos os turistas que se hospedam no município e aumentar seu tempo de estadia na cidade”, afirmou Choinski.

continua após a publicidade

Informações:
Calango Expedições – (41) 3462-2600
Associação das Pousadas de Morretes – (41) 3462-2361