O ?circuito dos cafés? se transformou no ponto de encontro dos participantes do IV Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, evento promovido pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café e organizado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Embrapa Café. A reunião teve início na segunda-feira (2) e prossegue até quinta-feira (5), no Centro de Exposições e Eventos de Londtina.
No circuito podem ser provados cafés de cinco estados ? Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Espírito Santo. ?Toda a qualidade do café brasileiro está representada aqui?, afirma Francisco Barbosa Lima, coordenador do Departamento de Café do Ministério da Agricultura no Paraná. Ele também explica que a bebida de café é bastante complexa e, de acordo com as características da região produtora, apresenta nuanças de acidez, corpo, adstringência, suavidade e retrogosto.
Regiões
O "circuito dos cafés" tem disponíveis para degustação grãos das regiões Terra Roxa e Caiuá (Paraná), Piraju e Franca (SP), Cerrado, Mata de Minas, Sul de Minas e Chapada (MG), Planalto e Cerrado (BA) e Venda Nova do Imigrante (ES).