Cinegrafista e auxiliar denunciam ameaças de morte no PA

O cinegrafista Franzi Araújo Portela e o auxiliar de câmera César Augusto Vargas Diniz denunciaram hoje  em Tucumã, no sul do Pará, que foram ameaçados de morte. Portela e Diniz são os autores das imagens nas quais o governador Almir Gabriel (PSDB), assessores do governo do Estado e candidatos a deputado aparecem usando aviões e a máquina administrativa estaduais em favor do então candidato a governador Simão Jatene (PSDB).

Por contas das cenas, o juiz eleitoral Gláucio Maciel cassou os registros das candidaturas de Jatene e do deputado federal Raimundo Santos (PL), candidato à reeleição.  O recurso da coligação que apóia o ex-candidato do PSDB a governador do Pará contra a decisão de Maciel será julgado amanhã (03) pelos sete juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O cinegrafista e o auxiliar de câmera pediram o apoio de entidades que lutam contra a corrupção eleitoral, como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Portela e Diniz querem que a instituição interceda às autoridades para garantir a integridade fisica deles. O cinegrafista e o auxiliar afirmam que desconhecidos e telefonemas anônimos lhe dirigiram ameaças de morte por terem divulgado a fita.

O juiz eleitoral assistiu às três horas e 20 minutos de imagens e convenceu-se de que Gabriel e os aliados políticos dele usaram dinheiro e bens públicos na campanha de Jatene. Em agosto, Portela e Diniz estavam em Ourilândia do Norte (PA), quando a comitiva de políticos e assessores apareceu na cidade para participar de caravana e comício.

Depois, os tucanos foram para Tucumã. O câmera e o assistente trabalha no município e acompanhou a caravana governista. Os políticos pensavam que eles pertenciam a algum comitê de candidatos da região.

No entanto, as cenas foram exibidas na tevê, durante a publicidade eleitoral gratuita do TRE destinada à Frente Trabalhista, do candidato a governador Hildegardo Nunes (PTB), com quem o governador do Pará está rompido.

Os advogados da Frente ingressaram com a representação contra a candidatura de Jatene no TRE, obtendo a cassação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo