Brasília – O documentário norte-americano Infâncias Roubadas já foi visto em diversos países, desde seu lançamento em 2002. No Brasil, ele será exibido pela primeira vez esta noite, em Brasília.
O público terá oportunidade de assistir a uma produção com depoimentos e histórias de crianças exploradas pelo trabalho infantil em oito países. Entre eles, Paquistão, Nepal, Índia, Brasil e Estados Unidos.
Em maio de 2002, o diretor do filme, Len Morris, visitou carvoarias e lixões em Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo ele, a experiência de filmar no Brasil trouxe a oportunidade de conhecer idéias inovadoras no combate à exploração de crianças e adolescentes.
Morris destacou programas como o Bolsa Escola, hoje incorporado ao Bolsa Família, como uma iniciativa de transferência de renda que permitiu a muitas famílias manter os filhos na escola. ?Esta é uma idéia do Brasil que atualmente está em todo o mundo?, afirmou, ressaltando experiências de países como EUA e outros da África que seguiram o pioneirismo da experiência brasileira.
Len Morris também destaca o trabalho da sociedade civil, dos governos locais e da iniciativa privada para erradicar o trabalho de famílias inteiras que sobrevivem dos lixões urbanos no país. Falou ainda do trabalho da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (www.andi.org.br), com sede em Brasília.
Sobre as imagens que captou por aqui, o diretor norte-americano não esquece de duas passagens. ?A primeira foi quando entrei pela primeira vez em um aterro sanitário à noite e vi pais e filhos em meio à imensidão de lixo catando a própria sobrevivência. É uma cena do filme Infâncias Roubadas e ainda está em minha memória.?
Morris lembra que a miserabilidade e o cheiro horrível do lugar também o impressionaram. Nos grandes centros como Rio e São Paulo, a realidade de crianças vivendo nas ruas, longe das famílias e da proteção do estado, sujeitas à violência e perseguição, sensibilizaram o cineasta.
Infâncias Roubadas recebeu legendas em português graças à Ong Missão Criança (www.missaocrianca.org.br) e será exibido hoje e amanhã, às 20h no Instituto de Educação Superior de Brasília, com entrada franca. O diretor Len Morris vai acompanhar as sessões e ao final haverá debate sobre o trabalho.
A exibição do documentário faz parte da programação do Seminário Internacional ?Educação, Pobreza e Desenvolvimento?, promovido pela organização não-governamental até quinta-feira, em Brasília.