O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, entregou neste final de semana os primeiros ?Kits Resíduos? do programa Desperdício Zero para escolas e instituições de municípios pertencentes ao Consórcio Intermunicipal da Bacia de Capivara (Cibacap). ?Somos responsáveis pelo lixo que geramos. Portanto, temos que conhecer os ajustes necessários para seu tratamento e destinação final. Isto é necessário porque os grandes desequilíbrios ambientais são frutos de grandes desajustes ambientais?, alertou o secretário.

continua após a publicidade

Os kits foram entregues durante solenidades de abertura de treinamento do Programa realizados nas cidades de Florestópolis, Porecatu, Sertanópolis e Ibiporã, na região Norte do Estado. Foram entregues 50 kits, compostos por 14 apostilas (uma para cada tipo de resíduo) com orientações sobre coleta e destinação final dos resíduos incluindo jogos didáticos, como memória e dominó temático, além de relatório sobre as atividades do programa Desperdício Zero em 2005. ?Quero voltar a esses municípios para ver essas apostilas surradas de tão consultadas pelos moradores e alunos, seja nas bibliotecas públicas ou nas escolas?, disse Cheida ao entregar os conjuntos.

O Desperdício Zero, programa coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tem como meta o fim dos lixões a céu aberto e a redução em 30% do volume de lixo gerado no Estado. ?Os treinamentos são dirigidos a agentes, que se transformam em multiplicadores de informações e de ações importantes para a redução do lixo em seus locais de moradia. O kit complementa o treinamento, fixando os conceitos para melhor aprendizado?, disse o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria, Laerty Dudas, um dos palestrantes dos treinamentos. Nos anos de 2004 e 2005, foram realizados 274 treinamentos, capacitando aproximadamente 10 mil agentes multiplicadores.

continua após a publicidade