Cidade ganha presentes de aniversário

Curitiba vai comemorar 312 anos no próximo dia 29, com muitos presentes. Dezenas de empresas de diferentes setores integraram-se à campanha "Dê um presente a Curitiba" e já anunciaram a forma como vão homenagear a cidade. A maioria delas fará doação de materiais e equipamentos ou ainda com a manutenção ou construção de novos espaços.

A campanha, explica o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clodualdo Pinheiro Junior, é voltada ao resgate da auto-estima das pessoas que vivem em Curitiba. "Queremos fazer com que as pessoas se apropriem mais da cidade, espaço que pertencem a todos que aqui vivem", disse Clodualdo.

A idéia, segundo Clodualdo, é que as pessoas ofereçam à cidade aquilo que gostariam de dar a um amigo. "A campanha faz parte de um novo princípio democrático que é o de governar com a participação de todos", afirmou.

O Grupo Positivo foi um dos primeiros a manifestar sua participação. Como presente para a cidade, a empresa doará 5.000 livros de literatura infantil que abastecerão as bibliotecas municipais e mil revistas "Aprender Brasil", que servirão para a capacitação de professores do município.

"Não poderíamos deixar de participar de campanha de valorização de nossa cidade", disse o superintendente de Marketing do Grupo Positivo, André Caldeira. A forma de participação, segundo Caldeira, foi definida em função do trabalho desenvolvido pelo grupo.

"Escolhemos investir na educação, ramo que fez do Grupo Positivo um dos mais importantes do país. Pretendemos contribuir para a valorização do professor da escola pública da cidade por meio da doação de livros de qualidade e informação especializada às bibliotecas das escolas", ressaltou André Caldeira.

Fundado em Curitiba em 1972, o Grupo Positivo é formado por empresas líderes nacionais nas áreas educacional, gráfico-editorial e informática. Na área educacional, o Grupo Positivo atende, em Curitiba, 20 mil alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Estes alunos são atendidos em três sedes de educação básica, duas sedes de preparação vestibular e no centro universitário Unicenp. Todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, e cidades dos Estados Unidos e Japão possuem escolas conveniadas ao sistema de ensino do Positivo.

No segmento gráfico editorial, o Grupo Positivo lidera a produção de impressos promocionais, segundo dados da Associação Brasileira de Gráficas (ABIGRAF). No setor de informática, o grupo se destaca nas áreas de portais educacionais, produção e representação de softwares e mesas educacionais.

Barion

Outra empresa que aderiu à campanha foi a Barion e Companhia Ltda, produtora de chocolates e wafles. A empresa ofereceu como presente, 18 mil casquinhas de sorvete que estão servindo para que a Secretaria Municipal do Abastecimento distribua, durante os eventos de aniversário da cidade, sorvete à base de soja, produzido na Central de Produção de Alimentos da Prefeitura.

"Temos muito carinho pela cidade onde, em 1959, iniciamos nossas atividades como comércio atacadista", conta o diretor geral da Barion, Rommel Barion. "A campanha é uma idéia inovadora que certamente contará com as empresas que puderem devolver para a cidade, um pouco do que recebem dela", completou Rommel.

Trombini

A Trombini Embalagens também está participando da campanha Dê um presente para Curitiba, contribuindo com cinco ações. Entre os presentes que a indústria ofereceu à cidade está a construção de uma calçada, com extensão de 300 metros, ligando o centro esportivo Natal Slompo à Escola Municipal Ninfa Peplow.

A obra, que fica na Rua Ermelino Mariano Ribas e receberá ainda plantio de grama e paisagismo, aumentará a segurança dos pedestres que utilizam a via, principalmente as crianças que freqüentam a escola Ninfa Peplow. Sem calçada, as pessoas eram obrigadas a dividir a rua com os carros, correndo risco de serem atropeladas.

A empresa vai fazer ainda o paisagismo e a manutenção permanente da ilha de segurança da bifurcação das ruas Olympio Trombini e Ermelino Mariano Ribas e também do Posto de Saúde Vista Alegre, na Rua José Casagrande.

A ponte sobre o Rio Barigui, que fica próxima da empresa, já foi limpa e restaurada, assim como as luminárias coloniais, que estão instaladas no local.

O presidente da Trombini Embalagens, Renato Alcides Trombini, diz que as obras que estão sendo entregues são uma homenagem à cidade e têm o objetivo de contribuir com melhorias para a comunidade onde a empresa está instalada, no Vista Alegre. "A Trombini Embalagens Ltda tem sempre procurado trabalhar em parceria com a Prefeitura de Curitiba e essas obras mostram nosso apoio à gestão de Beto Richa", diz.

A Trombini Embalagens Ltda faz parte do Grupo Trombini que existe há 60 anos. A empresa fabrica sacos de papel e caixas de papelão.

Plamarc

A Plamarc Ltda vai presentear Curitiba com 700 placas prediais, com três e quatro dígitos. As placas serão usadas na urbanização da Vila das Torres, onde a Prefeitura de Curitiba mantém equipes de quinze secretarias para atender a comunidade.

Atsuro Watanabe, diretor da regional Sul da empresa, diz que a doação das placas é uma ação social. "Nosso presente vai ajudar a sinalizar a cidade. Achamos que as placas de ruas e de números de casas são um direito dos cidadãos", comenta. A Plamarc está em Curitiba há sete anos, fazendo a sinalização das ruas da cidade. Com a matriz em São Paulo, a empresa atua ainda em Londrina, Florianópolis e nas cidades paulistas Santo André, Bauru, Guarujá, Guarulhos e Taboão da Serra.

A revitalização da cancha de areia e obras de paisagismo do Jardim Aliança são os presentes que o Supermercado Boni está oferecendo a Curitiba. Localizada na Rua Santos Rodrigues de Almeida, a cancha receberá mais areia, terá as traves pintadas e o alambrado recuperado.

A campanha

A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, afirma que a campanha é uma demonstração de respeito ao cidadão curitibano. "Queremos que as pessoas conheçam, resgatem e respeitem o que têm", diz. Só com esse respeito, segundo ela, é possível melhorar a qualidade de vida das comunidades.

A campanha vem sendo apresentada a diversos segmentos da sociedade. A mobilização pretende envolver o cidadão comum, instituições de classes e empresas a presentearem a cidade.

O presente tanto pode ser uma ação de responsabilidade social como a adoção de um equipamento de uso comunitário ou a realização de uma obra voltada à comunidade. Também podem ser doados presentes como a implantação de portais nos bairros, revitalização de praças ou recuperação de espaços importantes para a comunidade.

As colaborações também podem ter caráter social, como a adoção de quadras poliesportivas, doação de material esportivo, doação de livros e material didático, ou de alimentos.

Nesta semana entram no ar comerciais que vão incentivar a população a se envolver em ações de cidadania e responsabilidade social. A campanha, uma das ações de comemoração dos 312 anos de Curitiba, conta com filmes publicitários e comerciais de rádio sugerindo presentes para a cidade que podem ir da solução de problemas a pequenas ações no dia-a-dia.

Os comerciais mostram moradores presenteando a cidade em pequenos gestos como economizar água, plantar árvores, separar o lixo. Numa outra seqüência de filmes, pessoas de diferentes áreas de atuação, apontam as prioridades que têm para a cidade.

Serviço

Os empresários e as pessoas que quiserem participar da campanha Dê um presente para Curitiba, devem entrar em contato com a executiva de relacionamentos do IPPUC, Zelinda Rosário, no telefone 250-1304.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo