O longa-metragem “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, será o primeiro brasileiro a representar o seu país de origem fora da categoria dedicada a filmes que não são falados em inglês. Com chances reais, ele concorre com quatro indicações: Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado.

O anúncio dos indicados aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 27, em Hollywood, Los Angeles, enquanto Meirelles trabalhava em Londres na produção do seu próximo filme, “O Jardineiro Fiel” (“The Constant Gardner”), baseado no livro de John LeCarré e estrelado por Ralph Fiennes.

“Minha primeira reação foi perguntar se a Academia havia enlouquecido de vez. Um filme em português ser nomeado para Melhor Roteiro Adaptado? Um filme totalmente finalizado no Brasil nomeado para categorias técnicas como edição e fotografia? O que está acontecendo?”, questionou o cineasta.

Em 1998, quando o Brasil obteve duas indicações, Fernanda Montenegro foi indicada para Melhor Atriz por sua atuação em “Central do Brasil”, que também concorreu ao Oscar de Filme Estrangeiro.

A indicação ao prêmio de direção também figura como uma consagração à recém-iniciada carreira internacional de Meirelles, já que ele foi incluído no rol dos grandes diretores ao disputar o Oscar com Peter Jackson (“O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei”), Sofia Coppola (“Encontros e Desencontros”), Clint Eastwood (“Sobre Meninos e Lobos”) e Peter Weir (“Mestre dos Mares – O Lado Mais Distante do Mundo”). (Folha Online)
continua após a publicidade

continua após a publicidade