Para comemorar o aniversário da cidade, que completa 312 anos nesta terça (29), e reforçar o compromisso da população com a preservação, a prefeitura programou ações de educação ambiental em todas as regiões.
Nesta terça-feira, dia 29, o departamento de limpeza pública faz uma grande faxina nas ruas do Parolin. E na Boca Maldita o prefeito Beto Richa lança o projeto "Gente que Preserva", que tem o objetivo de valorizar pessoas e instituições que desenvolvem ações de conservação sócio-ambiental em Curitiba.
Outra iniciativa que acompanha as festividades de aniversário da cidade é a distribuição de mudas de flores e de árvores. Até o final desta semana terão sido entregues 15 mil mudas de flores e 10 mil mudas de árvores nas Ruas da Cidadania, unidades de saúde, escolas e outros equipamentos municipais.
Mutirão
A limpeza no Parolin é uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Administração Regional do Portão. Equipes vão percorrer ruas do bairro para coletar o lixo acumulado nas casas. Para o serviço serão usados dois caminhões de carga, um caminhão basculante e uma máquina carregadeira. O rio Parolin terá uma equipe especial para retirada de entulho.
"Este tipo de mutirão atende principalmente locais de invasão e de difícil acesso, onde os caminhões da Prefeitura muitas vezes não conseguem chegar", explica a gerente de Educação Ambiental da secretaria, Maria Alice Bello.
O trabalho pode se estender por alguns dias. "Nós só sairemos do lugar depois que ele estiver limpo", afirma o gerente de coleta e destinação final da secretaria, Luiz Celso Coelho da Silva.
Para conseguir a colaboração dos moradores, o Departamento de Educação Ambiental promoveu reuniões na comunidade. Um caminhão de som passou pelo local do mutirão, orientando os moradores a recolherem o entulho de seus quintais e colocá-lo na frente da casa para que a Prefeitura possa retirá-lo.
Reconhecimento
O lançamento do programa "Gente que Preserva" vai aproveitar o movimento na Boca Maldita para mobilizar a população e mostrar a importância da preservação ambiental. Durante todo o dia, funcionários do departamento de Educação Ambiental estarão divulgando o projeto e distribuindo fichas cadastrais para quem quiser participar.
Podem fazer parte do "Gente que Preserva" pessoas físicas, associações comunitárias, organizações não-governamentais, instituições de ensino e empresas. As ações, com no mínimo um ano de funcionamento, devem estar enquadradas nas áreas de educação ambiental, conservação e recuperação da natureza, comunicação e desenvolvimento de tecnologias limpas.
"Queremos divulgar as idéias que estão ajudando a evitar ou minimizar os impactos gerados ao meio ambiente e que contribuam para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento da consciência ambiental", diz Maria Alice Bello.
As inscrições vão até 30 de abril e podem ser feitas nas Administrações Regionais ou no site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br). Os projetos inscritos receberão certificado durante a semana do meio ambiente, em junho.